Fies 2019 – Inscrição, Nova Regra, Resultados e Boleto

Com o custo de uma educação de qualidade cada vez mais elevado, programas como o Fies 2019 representam uma ótima oportunidade para quem deseja se forma sem pagar muito por isso. O FIES 2019, ou Fundo de Financiamento Estudantil é um fundo de financiamento a juros baixo para estudantes de baixa renda que queiram ingressar no ensino superior.

Não deixe de conhecer melhor o Fies 2019 já nos próximos tópicos deste post e entenda melhor como esse programa funciona.

Fies 2019
Fies 2019

Fies 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mais conhecido como Fies, é um programa que ajuda os estudantes a realizarem o pagamento das propinas da instituição de ensino superior privada.

Este fundo foi desenvolvido em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Educação em 1999. O Fies está aberto a todos os estudantes que participaram no Exame Nacional do Ensino Médio.


Inscrição Fies 2019

Para o ano de 2019, as inscrições Fies terão início no dia 19 e terminarão no dia 28 de fevereiro. Sendo assim, é necessário que todo o interessado em receber uma das vagas disponibilizadas por via deste programa prepare toda a sua documentação antes dessa data.

Confira o passo a passo de como fazer a inscrição Fies 2019 quando a data chegar, já nas próximas linhas de texto:

  • Primeiramente acesse a página oficial do programa clicando AQUI;
  • Com a página carregada, siga em frente clicando na opção “Primeiro Acesso”;
  • Agora informe o seu CPF e a data de nascimento;
  • Em seguida será necessário registrar um e-mail e uma senha de acesso. Após teres informado esses dados, entre no seu e-mail e ative a sua conta por meio do link enviado pelo Fies;
  • Com a conta ativada, entre no site do Fies e clique em “já sou cadastrado”;
  • Siga em frente digitando o seu e-mail e senha cadastrado;
  • Na próxima página será necessário informar os dados pessoas e renda de cada membro da família que habita com a família em questão;
  • Para dar fim ao processo de inscrição, basta apenas selecionar uma das modalidades disponibilizadas pelo Fies e depois selecionar 3 opções de curso.

Vale salientar que depois de selecionar as opções de curso, você também poderá mudá-las posteriormente, desde que não tenha passado do dia 28 de Fevereiro.


Como funcionam as Novas Regras do Fies 2019?

Apesar de manter a grande parte dos requisitos posteriores do programa, o Fies 2019 traz algumas novidades. No caso de candidatos que apresentam uma renda familiar por pessoa que é de até 3 salários mínimos, o pagamento do financiamento passa a ser feito sem a cobrança de nenhum juro.

Agora no caso de quem conta com uma renda per capita enquadrada entre os 3 a 5 salários mínimos, a definição dos juros a serem pagos será feita pelo banco/agente financeiro operador de crédito.

VEJA TAMBÉM:


Aditamento Fies 2019

Para quem já é beneficiário, a realização do aditamento FIES 2019 é muito obrigatória. É por meio deste processo que é possível fazer a renovação semestral do benefício que é obrigatória para todo o beneficiário.

Por isso, é importante que todo o estudante financiado pelo FIES 2019 prepare toda a documentação necessária para o aditamento, pois a não realização deste processo pode significar a perda do benefício.

Aditamento FIES 2019

Como fazer o Aditamento do FIES 2019

Há duas formas diferentes de realizar o aditamento do FIES. São elas:

  • Aditamento FIES simplificado: Para casos em que você não vai mudar nenhuma cláusula do contrato, apenas aditar seu financiamento.
  • Aditamento FIES não-simplificado: Para casos em que o aluno deseja realizar a alteração de alguma cláusula do contrato.

Somente será possível alteração nas cláusulas do contrato que tangem os seguintes pontos:

  • Alteração do fiador do contrato
  • Alteração da instituição de Ensino cadastrada
  • Alteração no prazo de pagamento (extenção)
  • Atraso nas no pagamento das parcelas trimestrais (extenção)

Para fazer o aditamento do FIES 2019, basta seguir os passos indicados abaixo:

  1. Acesse a página do SISFIES 2019;
  2. Realize o login a página com seu CPF e senha de acesso
  3. Na página do SisFIES, clique no link do aditamento e selecione a opção desejada.

Boleto FIES 2019

Quando chega o momento do pagamento do financiamento Fies, é necessário que o beneficiário efetue o pagamento por meio do Boleto.

A emissão desse boleto deve ser feita pela internet no site da Caixa Econômica Federal. Para o caso do Banco do Brasil, a emissão do boleto somente pode ser realizada numa agência ou via ligação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *