Matricula Fácil 2020

Ao longo dos últimos anos, diversas instituições escolares tem informatizado e inovado no momento do cadastramento de novos estudantes. Por exemplo, muitos estados tem utilizado a Matrícula Fácil 2020 para agilizar e democratizar o acesso a rede pública de ensino. Portanto, quer saber um pouco sobre como funciona, documentos necessários e resultado do Matrícula Fácil 2020? Leia o artigo abaixo!

Matricula Fácil 2020

O Matrícula Fácil 2020 é uma plataforma na qual é possível realizar a matrícula de estudantes na rede estadual do estado do Rio de Janeiro. Por meio dela, é possível facilitar e agilizar o processo de cadastramento e também reserva de vagas nas instituições públicas.

Por meio da Matrícula Fácil, é possível realizar a matrícula de estudantes para ensino fundamental (regular ou educação de jovens e adultos) ou ensino médio (regular ou técnico).

Inscrição Matricula Fácil 2020

A inscrição no Matrícula Fácil 2020 obedece a um cronograma definido pela Secretaria de Educação Do Rio de Janeiro. Portanto, o formulário de inscrição estará disponível apenas durante o período definido. O processo de inscrição obedece ao seguinte passo-a-passo:

1 – Inicialmente, acesse o portal do Matrícula Fácil pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.matriculafacil.rj.gov.br/.

2 – Na página do Matrícula Fácil, selecione a opção ‘Faça sua inscrição’.

3 – No formulário de inscrição, preencha suas informações pessoais, como nome, endereço residencial e telefone de contato, e também informe a instituição que deseja estudar.

4 – Ao fim do preenchimento, clique em ‘Finalizar inscrição’

4 – Depois de realizar a inscrição na plataforma do Matrícula Fácil, o estudante deve comparecer na instituição de ensino escolhida no cadastro online para comprovação dos dados.

Inscrição Matricula Fácil 2020

Inscrição Matricula Fácil 2020

Inscreve-se também no Enem 2020, exame que dá a oportunidade de ingresso no ensino superior aos jovens e adultos.

Quem pode se matricular no Programa?

A maior procura de vagas normalmente é do ensino fundamental, por conta da quantidade de alunos que precisam se matricular. Mas, independente da modalidade de ensino, o Matrícula Fácil 2020 pode te ajudar.

Abaixo, você pode conferir quem pode se matricular através deste programa:

  • Matrícula de Recepção: destinado aos alunos matriculados no ano anterior em uma escola do seu estado que não ofereça o curso ou série para o ano seguinte, sendo assim, encaminhados de forma colaborativo entre Estado e Município a outra escola que atenda a demanda.
  • Matrícula de Renovação: alunos matriculados no ano anterior, que precisam renovar a matrícula para continuar os estudos na mesma escola.
  • Transferência por Interesse Próprio: alunos matriculados em uma escola, que desejam, se transferir a outra instituição no outro ano, por interesse próprio.
  • Inscrição de Continuidade: destinado aos alunos já matrícula no ano anterior em uma escola que não ofereça o curso ou série para o ano seguinte. Por isso, devem ser encaminhados para outra instituição, para assim, concluir os estudos.

Como Funciona

Lançada recentemente, a Matrícula Fácil 2020 é uma plataforma que têm auxiliado a simplificação do processo de matrícula nas escolas conveniadas ao governo estadual do Rio de Janeiro. Com essa plataforma, têm-se buscado diminuir cada vez mais filas de pessoas nas portas das instituições escolas para realização da matrícula.

Além da matrícula em escolas públicas, no site do Matrícula Fácil, o estudante pode ter acesso a outros serviços, como escolas com vagas e também notícias sobre a educação pública.

Como Funciona

Como Funciona

VEJA AINDA:

Documentos Necessários

Ao comparecer nas instituições de ensino para finalizar o procedimento de matrícula, o estudante ou responsável deve estar portando uma série de documentos pessoais. Os documentos exigidos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro são:

  • Documento de identidade (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  • Duas fotos 3×4;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou casamento, original;
  • Comprovante de residência (fatura água, luz ou gás);
  • Histórico Escolar ou Atestado de Conclusão;
  • Carteira de Identidade e CPF do responsável legal (para estudantes menores de 18 anos).

Calendário Matrícula Fácil

Todas instituições de nível fundamental e médio do Rio de Janeiro devem participar do Matrícula Fácil. É preciso que no momento da inscrição, o candidato escolha a instituição que deseja estudar. Caso não mude de escola, também será possível fazer a renovação pelo site.

Abaixo você pode verificar o calendário de matrícula:

  • Renovação de matrícula: de 30/10/2019 a 22/11/2019;
  • Inscrição 1ª fase: de 31/10/2019 a 04/12/2019;
  • Resultado da 1ª fase: a partir de 21/12/2019;
  • Resultado da alocação 1ª fase: a partir de 21/12/2019;
  • Relação nominal de todos os alunos alocados: 21/12/2019;
  • Confirmação de reserva de vagas: de 03/01/2020 a 08/01/2020;
  • Pré-matrícula (2ª fase): de 15/01/2020 a 18/01/2020;
  • Confirmação da 2ª fase da matrícula nas escolas: de 23/01/2020 a 25/01/2020;
  • Matrícula direto na escola: a partir de 30/01/2020.

Resultado Matrícula Fácil

Após a realização da inscrição na plataforma do Matrícula Fácil 2020, o estudante deve esperar a divulgação do resultado pela Secretaria de Educação. O resultado é divulgado por meio de uma lista nominal. Após constatar o nome na lista, o estudante ou responsável deve comparecer até a instituição de ensino para conclusão da matrícula.

Resultado Matrícula Fácil

Resultado Matrícula Fácil

Lista de Espera Matrícula Fácil

Por conta do grande número de inscritos no Matrícula Fácil, todos os anos uma lista de espera é definida. Através desta lista, os estudantes são contatados pelas instituições de ensino, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas.

Após isso, será necessário se dirigir a escola para concluir o processo de matrícula.

Escolas Participantes

No momento do processo de inscrição, é possível visualizar as escolas participantes do Matrícula Fácil 2020, assim como o número de vagas disponíveis. Assim como outros sites, também são disponibilizas as escolas que não participam do cadastro.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply