Novo Ensino Médio: Mudanças, matérias, vantagens e desvantagens

Sancionada em 2016, a lei que regula o novo ensino médio 2019 traz consigo vários aspectos que impactam bastante a maneira como as aulas dos estudantes deste nível de ensino passarão a ser conduzidas. Saiba melhor como essa lei irá operar para o novo ensino médio 2019 conferindo os próximos tópicos deste post.

Novo Ensino Médio 2019

Novo Ensino Médio 2019

O que Muda com o Novo Ensino Médio?

O novo ensino médio traz na bagagem várias alterações naquilo que é o habitual modelo de ensino, já que nele várias áreas importantes do ensino observarão alteração.

Começando pelas disciplinas deste nível do ensino médio, o governo realizou alterações no que diz respeito as disciplinas obrigatórias, manutenção de disciplinas, bem como a sua própria flexibilidade e divisão.

Novo Ensino Médio 2019

Novo Ensino Médio 2019

A carga horária dos estudos também foi alterada, sendo que alguns dos destaques nesse âmbito se reservam ao aumento das horas de estudo e o ensino em tempo integral implementado para todas as escolas.

A maneira de trabalhar dos professores também foi alterada até um certo ponto, ocorrendo que de acordo com essa nova lei, os profissionais com o “notório saber” poderão lecionar o ensino médio mesmo sem apresentar um diploma de licenciatura.

VEJA AINDA:

Matérias do Novo Ensino Médio 2019

Houveram mudanças significantes no tocante as matérias do ensino médio, sendo que no tocante as disciplinas obrigatórias, agora todos os estudantes têm a chance de escolher a área em que pretendem focar em seus estudos.
Para esse efeito são disponibilizadas as seguintes opções:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas/Sociais;
  • Formação Técnica/Profissional.
Matérias do Novo Ensino Médio 2019

Matérias do Novo Ensino Médio 2019

No tocante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também houve alteração, ocorrendo que ela passará a compor 60% das aulas administradas em sala de aula. Já o restante ficará por conta de áreas mais especializadas no assunto.

Vale também salientar que para a BNCC, as disciplinas de Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia serão obrigatórias. No cenário generalizado, as disciplinas de Matemática, Português e Inglês serão obrigatórias em todo o ensino médio.

Vantagens e Desvantagens do Novo Ensino Médio 2019

A principal vantagem que é trazida pelo novo ensino médio fica mais por conta da flexibilidade nas matérias.

Ocorrendo que ao invés dos estudantes serem bombardeados por 13 disciplinas ao longo dos 3 anos, essas disciplinas passaram a ser divididas em áreas que permitirão um estudo menos “pesado” das mesmas.

Como desvantagem, esse novo regime é negativo no fato dele excluir algumas disciplinas do seu caráter de obrigatoriedade, o que pode vir a gerar uma certa desigualdade na forma como as matérias são assimiladas pelos estudantes.

Vantagens e Desvantagens do Novo Ensino Médio 2019

Vantagens e Desvantagens do Novo Ensino Médio 2019

Isso inclusive pode vir a ser um problema futuramente quando for a hora de participar em vestibulares.

Em todo caso, o que mais sai em peso nesse novo modelo de ensino são as suas vantagens, pois de um modo geral elas conseguem chegar a aquele que é o objetivo de toda essa reforma, que é tornar os estudos do ensino médio mais prazerosos.

Dito isso, é preciso que os estudantes do ensino médio andem em conformidade com as alterações trazidas pela nova lei de modo que eles não tenham problemas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One Response

  1. Evy Abrahão

Leave a Reply